João Almeida Reflete Sobre Desempenho na Vuelta a Espanha Após Ataque de Vingegaard

João Almeida Reflete Sobre Desempenho na Vuelta a Espanha Após Ataque de Vingegaard

João Almeida foi surpreendido no domingo por um ataque decisivo de Jonas Vingegaard, logo no início da subida final da 9.ª etapa da Volta a Espanha, em Valdezcaray. O corredor português, que já estava sozinho a 11 quilómetros da meta, deixou transparecer, em suas declarações pós-etapa, que a equipe, que contava com dois líderes - ele e Juan Ayuso - está agora um pouco dividida.

“Foi um ataque inesperado. Depois de tudo, seria fácil tomar decisões diferentes naquele momento. Mas o ciclismo é assim e faz parte. Demos o nosso melhor e conseguimos salvar o dia, entre aspas, por isso estamos satisfeitos”, refletiu durante uma videoconferência com a imprensa portuguesa no dia de descanso.

Almeida expressou sua insatisfação pela falta de apoio no final da etapa, em que teve que perseguir Vingegaard sozinho. Com uma perspectiva mais calma, ele reconheceu que, para vencer a corrida, precisa de uma equipe mais unida, embora tenha encontrado colegas para elogiar. “Claramente, sem uma equipe ao redor, ninguém vence, não é? Mesmo o melhor atleta da corrida. Acredito que minha equipe esteve muito bem, me protegeu durante todo o dia, mesmo quando a fuga se formou. Na hora do ataque, talvez não estivéssemos no nosso melhor. Mas tive um Jay Vine incrível, que mesmo após trabalhar o dia todo, ainda me ajudou. Depois, tive que assumir as rédeas, por assim dizer. No geral, fizemos o que pudemos e conseguimos salvar o dia, não perdendo muito tempo como muitos dos nossos adversários. O Vingegaard foi mais forte e pedalou aqueles 11 quilómetros sozinho de forma muito rápida. Temos que reconhecer isso”, explicou.

Almeida também comentou sobre o ambiente na equipe durante o jantar: “Aos que fazem um bom trabalho, faço sempre questão de agradecer e reconhecer o excelente trabalho que realizam. Eles trabalharam muito bem durante todo o dia. Faltou apenas um pequeno detalhe naquele momento. Agradeço sempre aos meus colegas pelo que fazem por mim.” Contudo, foi mais sucinto ao descrever a mensagem do diretor da equipe na noite de domingo: “Não há muito a dizer. Temos que parabenizar quem fez um bom trabalho. As coisas que não correram tão bem poderiam ter sido diferentes. Também discutimos o que fizemos bem e o que fizemos mal, e seguimos em frente, focando nos próximos objetivos.”

Entretanto, ficou claro que Almeida gostaria de ter recebido mais apoio durante o ataque de Vingegaard, especialmente de Ayuso. “Nos últimos 7 quilómetros, só havia eu e mais dois; ninguém mais estava lá. A única oportunidade para ter recebido ajuda foi no início, quando a Visma atacou em grupo. Era difícil reagir. Se o Ayuso estivesse ali, poderia ter sido um dos poucos a ajudar a fechar o espaço. Para isso, é preciso ser forte, mais forte do que quem está à frente, e quem está à frente já venceu a Volta a França duas vezes. Se eu tivesse essa capacidade, tentaria, obviamente. Nos últimos 7 km, éramos muito poucos. Quem conseguisse fazer isso seria tão forte quanto eu ou mais forte e, portanto, seria o líder, não eu”, observou.

Sobre a decisão da equipe de partir para a Vuelta com dois líderes, Almeida afirmou: “Taticamente, isso sempre é uma vantagem. Inicialmente fazia sentido. Mas eventualmente percebemos que não, e agora só temos um, que sou eu.”

Atualmente em terceiro lugar na Vuelta, Almeida expressou satisfação com seu desempenho até agora, considerando a fratura de costela que sofreu no Tour. Ele admitiu que ainda tem um longo caminho a percorrer para se tornar um líder claro, como Tadej Pogacar. “O Pogacar é um corredor que oferece muito mais garantias e tem uma capacidade superior à minha. Aqui na Vuelta, sabemos que Vingegaard é um corredor superior e que tem mais chances de vencer do que eu. Embora eu saiba que estou na luta e conheça meu valor, a equipe não pode fazer o mesmo comigo e com o Tadej”, reconheceu.

Almeida também defendeu Carlos Soler, seu companheiro de equipe que está mais próximo dele na classificação, em 12.º lugar, e que em um momento parecia atacar: “Ele estava apenas fechando o espaço para um grupo à frente. Não é preocupante. O Soler é um bom corredor e um bom colega de equipe. Às vezes pode não parecer, mas suas ideias são boas. Já atacou a faltar um quilómetro para o final, mas foi tudo combinado. São estratégias táticas, e quem está em casa pode pensar que há más intenções, o que não é verdade.”

Após nove etapas, Almeida fez um balanço positivo da Vuelta até agora: “Tem sido excelente, sinceramente. Temos que considerar tudo em contexto. O último mês foi mais difícil após minha queda no Tour e a fratura da costela, então cheguei um pouco incerto sobre minha forma. Mas, no geral, tem sido muito bom. Estive bem em todas as etapas, incluindo chegadas em alto e contrarrelógios por equipes. E ainda há muito pela frente, o mais difícil ainda está por vir.”

Atualmente, João está a 1m15s de Vingegaard. “Na terça-feira temos uma etapa de chegada em alto, que também será dura. Depois, temos a etapa seguinte em Bilbao, que é traiçoeira - o perfil não parece, mas é um terreno muito difícil. E depois temos o Angliru, no dia seguinte. Aqui não há segredo, é preciso ter pernas e força para ganhar tempo na estrada. Não há muito mais a fazer, infelizmente, é só pernas e força bruta, como se costuma dizer”, concluiu, com um sorriso.

Topics

Related news